PUBLIQUE EM NOSSA EDITORA
Em geral, embora não unicamente, buscamos publicações em duas grandes classes
Livros didáticos nas diversas áreas de engenharia e de matemática aplicada. Textos bem elaborados no sentido de dar o máximo de suporte acadêmico em pesquisa e ensino superior e ao uso na engenharia aplicada. Isso pressupõe, frequentemente, embora nem sempre, ilustrações, explicações, exemplos detalhados, listas de exercícios, material de apoio como códigos computacionais, gabaritos, slides, filmes, etc. Essa é a situação mais típica em livros textos de cursos de graduação e de disciplinas regulares de pós-graduação. O nível de detalhamento de exemplos e exercícios requerido é maior em graduação.
Principalmente em material adequado à pós-graduação, espera-se coerência na notação e referências bibliográficas ricas o suficiente. As exposições normalmente apresentam comparações entre teorias. Também, são feitas referências a outras teorias e modelos não diretamente detalhadas no próprio texto, que entretanto são úteis para ampliar o campo de visão do pós-graduando.
Tanto nos textos de graduação quanto de pós-graduação é importante que o material não cubra não apenas os tópicos de uma única disciplina, a que possivelmente o autor lecione em sua universidade. De fato, é fundamental que o texto conte com uma diversidade de conteúdos associados, que permitam sua utilização por professores de diferentes visões sobre o conjunto de tópicos que deveria ser selecionado para uma disciplina daquele tipo. O texto deve poder conter partes, seções e capítulos de interesse a professores de distintos ambientes universitários e tipos de cursos associados àquele assunto.
Um segundo grupo de publicações de interesse da Editora consiste nos textos de tópicos avançados, geralmente não usados como material didático em disciplinas regulares. São textos elaborados por pesquisadores ou engenheiros sêniores, e fazem parte da formação de pesquisadores juniores, como doutorandos ou recém doutores. Tipicamente, são livros de baixa tiragem, quando comparada àquelas dos livros didáticos.
Nessa classe, a Editora busca material que cubra tópicos de relevância científica nas grandes tendências mundiais, ou também tópicos clássicos, porém atualizados e apresentados de maneira inovativa. Espera-se que elaboração contenha um nível de completicidade razoável sobre o tema, cobrindo os aspectos relevantes de teoria, método de análise e/ou modelagem matemática, com um nível adequado de detalhamento na exposição do conteúdo, com linguagem clara, notação coerente, referências bibliográficas em quantidade e qualidade adequada.